segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conhecimento Linguístico aplicado às séries iniciais

O módulo: “Conhecimento Lingüístico e apropriação do sistema de escrita”, do autor Marco Antônio de Oliveira, faz parte da coleção alfabetização e letramento do Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- Faculdade de Educação), publicada no ano de 2005 e conta com 70 páginas. O autor vai abordar as hipóteses do aluno na construção da escrita, as relações entre os sons e as letras na escrita ortográfica e classifica os problemas de escrita encontrados nos textos dos alunos. Esta coleção é organizada em cinco eixos:






1. Como é que as crianças aprendem a escrever?
2. Sistemas de Escrita
3. Os sons do português
4. As relações entre a pauta sonora e a ortografia
5. Uma classificação dos problemas de escrita

No primeiro eixo, o autor levanta três teorias para explicar como as crianças aprendem a escrever. No segundo eixo, ele fala da natureza e da história dos sistemas de escrita. Já no terceiro eixo, o autor apresenta as considerações entre os sons da fala e reflete sobre os conceitos de fala e língua.
O autor vai relatar como ocorrem as relações entre a escrita ortográfica e a pauta sonora da língua portuguesa, no qaurto eixo. Marco Antonio apresenta, no último eixo, uma classificação dos problemas de escrita encontrados em textos de alunos.



O autor propõe que esta discussão, nas séries iniciais, é importante, pois, permite ao professor uma melhor intervenção pedagógica e contribui para entendermos como as crianças (ou, como diz, o autor qualquer aprendiz) elaboram suas hipóteses em relação à fala e a escrita. Nesta coleção fica claro como a noção do “erro” não é considerada, pois, o erro aqui é entendido como parte do processo de aprendizagem do aluno. Esse processo de aprendizagem foi identificado na nossa experiência, como estagiárias, em que percebemos que, quando crianças adquirem uma idade mais avançada, os erros aparecem com mais frequência na escrita. É natural que este fato ocorra, pois, na medida em que o vocabulário aumenta, aumentam também as chances do erro.



Para que a criança possa escrever de uma forma mais autônoma, torna-se necessário que ela arrisque a escrever, mesmo desconhecendo a ortografia correta das palavras, por isso é natural que ela erre mais. Este processo fará com que ela experimente e aprenda. Ao passo que para evitar o erro, a criança se condiciona a um vocabulário muito restrito o que acabará comprometendo a sua criatividade. Trabalhos de produção orientada são muito importantes para desenvolver as correções ortográficas, pois a pretensão dos educadores e dos pais é a de formar indivíduos que tenham competência na escrita correta, mas este trabalho deverá ser feito de uma maneira bem lúdica, para não atrapalhar o processo desta aprendizagem.

Para saber mais:
http://www.ich.pucminas.br/posletras/Producao%20docente/Marco%20Antonio/Ortografia%20e%20Fonologia_2005.pdf

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